PUBLICIDADE

América Latina

Governo pede que chilenos votem nas primárias

29 jun 2013 - 15h58
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo convocou neste sábado os chilenos a irem às urnas nas eleições primárias deste domingo, nas quais as principais forças políticas do país elegerão seus candidatos para as presidenciais de novembro.

"Convido a todos os eleitores habilitados a votar que sejam parte ativa desta eleição, e que não deixem que outros decidam por eles. Estas primárias são inéditas em nossa história republicana", afirmou a ministra porta-voz do governo, Cecilia Pérez.

A convocação acontece em meio à incerteza quanto à adesão de eleitores atraídos por esta votação, para a qual estão habilitados 13 milhões de votantes - dos 16,5 milhões de habitantes do país - depois de instaurado o voto voluntário em 2012.

Nas eleições municipais de outubro passado, as primeiras realizadas sem voto obrigatório, foi registrada uma abstenção de 60%, segundo dados oficiais.

Nestas primárias, a ex-presidente Michelle Bachelet parte como favorita para converter-se na candidata presidencial da coalizão de partidos de centro-esquerda, enquanto que a centro-direita (no poder) terá os candidatos Pablo Longueira e Andrés Allamand se disputam a vaga.

Os vencedores das primárias serão candidatos de suas respectivas coalizões nas eleições nacionais de 17 de novembro.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade