PUBLICIDADE

América Latina

Governo do Haiti recebe relatório das eleições legislativas e presidenciais

3 jan 2016 - 00h05
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório do primeiro-ministro do Haiti, Evans Paul, informou neste sábado que recebeu da Comissão de Avaliação Eleitoral o relatório sobre as eleições legislativas e o primeiro turno da corrida presidencial de 25 de outubro, apontadas como fraudulentas pela oposição.

Em um breve comunicado, o escritório do chefe de governo haitiano confirmou que Paul recebeu os cinco integrantes da comissão, Jean Gedeon, Rosny Desroches, Euvonie Auguste, Amand Louis e Patrick Aris.

A comissão, que foi nomeada em 22 de dezembro, tinha até o dia 30 desse mês para apresentar seu relatório, mas solicitou mais alguns dias para poder entregá-lo.

A apresentação do relatório acontece um dia depois que o presidente haitiano, Michel Martelly, anunciou que o segundo turno das eleições presidenciais acontecerão no próximo dia 17, depois que a data original de 27 de dezembro foi suspensa.

O governante disse que recebeu duas cartas do Conselho Eleitoral Provisório (CEP); uma sobre os resultados do pleito legislativo, cujo segundo turno aconteceu em 25 de outubro, e outra sobre a necessidade de organizar o segundo turno presidencial o mais rápido possível, já que o mandato de Martelly termina no dia 7 de fevereiro.

"Peço a todos que respeitem as regras do jogo, peço a todos que mantenham a calma, peço que votem em massa como deve ser, votem na pessoa que acham que lhes represente", disse ontem o governante.

De acordo com os dados preliminares oferecidos pelo Conselho Eleitoral, o segundo turno presidencial será entre o governista Jovenel Moise e o opositor Jude Celestin.

Moise e Celestin, que já concorreu à presidência em 2010, disputarão o segundo turno depois que nenhum dele obteve mais de 50% no primeiro, segundo os resultados definitivos de 25 de outubro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade