PUBLICIDADE

América Latina

Governo colombiano e Farc retomam negociações de paz em Havana

25 mai 2015 - 11h30
Compartilhar
Exibir comentários

As delegações do governo da Colômbia e da guerrilha das Farc retomaram nesta segunda-feira as negociações de paz em Havana, depois de vários dias de tensão por uma nova escalada no conflito interno do país.

Ao iniciar a rodada de conversações, o líder guerrilheiro Pablo Catatumbo fez menção ao bombardeio que matou 26 rebeldes na semana passada na Colômbia e disse que "sem dúvida, os fúnebres acontecimentos ocorridos são um passo atrás no que foi avançado até agora na mesa de Havana", estabelecida em novembro de 2012.

"Não pode pretender-se que através da pressão militar ou das ameaças será possível submeter nossa vontade de luta. Este é um caminho equivocado e é óbvio que a paz não será alcançada nunca com uma escalada do conflito", disse Catatumbo.

Após o bombardeio na quinta-feira passada contra um acampamento da guerrilha no sudoeste da Colômbia, as Farc suspenderam uma trégua unilateral que havia sido decretada em dezembro de 2014.

Depois do ataque de 22 de maio, outros oito guerrilheiros das Farc morreram no fim de semana no município de Segovia, departamento de Antioquia (noroeste).

Apesar do cessar-fogo unilateral, há pouco mais de um mês 11 militares morreram em uma emboscada da guerrilha, o que levou o presidente Juan Manuel Santos a autorizar a retomada dos bombardeios contra as Farc, suspensos algumas semanas antes, em uma demonstração de boa vontade no diálogo.

O segundo grupo insurgente da Colômbia, ELN, expressou nesta segunda-feira "solidariedade" com as Farc pelos 34 mortos recentemente em bombardeios oficiais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade