PUBLICIDADE

América Latina

Governo colombiano e Farc adiam ciclo de conversa de paz para o dia 28

Adiamento se deve ao fato de o chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, precisar resolver assuntos pessoais na Colômbia

18 jul 2013 - 15h19
(atualizado às 15h40)
Compartilhar
Exibir comentários

As delegações do governo colombiano e das Farc informaram nesta quinta-feira que adiaram para 28 de julho o reacomeço dos diálogos de paz que inicialmente estavam previstos para a próxima segunda-feira em Havana.

Segundo disseram fontes ligadas à negociação, o adiamento se deve ao fato de o chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, precisar resolver assuntos pessoais na Colômbia.

O texto diz que as partes, "depois de terem trocado propostas sobre o segundo ponto da agenda, referente à participação política, trabalharam de maneira separada para continuar a abordar o primeiro subponto", sobre direitos e garantias para o exercício da oposição política em geral.

As delegações do governo e das Farc terminaram no início de julho o 11º ciclo de diálogos para tentar a paz. As negociações já alcançaram um primeiro acordo, sobre a questão de terras e desenvolvimento rural. E, desde junho, discutem o segundo ponto da agenda.

Ao fechar o décimo-primeiro ciclo, as delegações afirmaram que "continuam avançando" no debate sobre a participação política da guerrilha em um eventual cenário de paz, embora sem chegar ainda a resultados concretos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade