PUBLICIDADE

América Latina

Governo austríaco descarta presença de Snowden em avião de Evo Morales

3 jul 2013 - 04h49
(atualizado às 05h08)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Áustria descartou nesta quarta-feira que o ex-técnico da CIA Edward Snowden - procurado pelos Estados Unidos - esteja no avião oficial do presidente da Bolívia, Evo Morales, retido em Viena há 10 horas.

O porta-voz do Ministério do Interior, Karl-Heinz Grundböck, explicou em declarações à Agência Efe em Viena que foi feito o "controle dos passaportes" de todos os passageiros do avião presidencial.

Além disso, as autoridades austríacas receberam do próprio Morales e também do ministro da Defesa da Bolívia, Rubén Saavedra, garantias de que Snowden não está no avião.

"Confiamos que estas declarações são corretas", precisou o porta-voz ministerial. 

Segundo fontes da delegação boliviana em Viena, as autoridades espanholas puseram como condição para conceder a permissão de aterrissagem precisamente uma revista no avião.

"Não podemos entrar em um avião presidencial, já que existem normas do direito internacional", advertiu Grundböck, sem querer comentar a suposta exigência do governo espanhol.

Morales e sua comitiva saíram ontem de Moscou rumo à Bolívia, mas tiveram que aterrissar em Viena quando França e Portugal negaram sua entrada em seus espaços aéreos, por suspeitas de que Snowden poderia estar a bordo do avião.

Oficialmente por "razões técnicas", o avião presidencial do líder boliviano teve que aterrissar em Viena, onde se encontra até agora.

Para as próximas horas estava previsto um encontro de Morales com o presidente federal da Áustria, Heinz Fischer, disseram fontes da delegação boliviana.

Nenhum porta-voz oficial austríaco confirmou este encontro, mas o visível aumento das medidas de segurança no aeroporto indicava uma possível chegada do presidente da Áustria.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade