PUBLICIDADE

América Latina

Governo argentino comemora 10 anos de "transformações e igualdade"

25 mai 2013 - 14h28
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Cartazes que promovem a festa de 10 anos de governo são vistos na Praça de Maio
Cartazes que promovem a festa de 10 anos de governo são vistos na Praça de Maio
Foto: EFE

O governo argentino comemorou neste sábado 10 anos de "transformações e igualdade no país", na data na qual, além de lembrar a revolução que garantiu sua independência da Espanha, celebram os 10 anos da chegada ao poder do ex-presidente Néstor Kirchner.

No início da celebração de uma cerimônia religiosa na basílica de Luján, cerca de 70 quilômetros ao oeste de Buenos Aires, liderada pela presidente, Cristina Kirchner, vários membros de seu gabinete concordaram em ressaltar, em entrevista à imprensa, as mudanças pelas quais o país passou na última década.

O ministro da Justiça, Julio Alak, insistiu na ideia da "década vencida", denominação do Executivo de Cristina para os 10 anos do kirchnerismo no poder, graças à liderança, primeiro de Néstor Kirchner e depois de sua esposa, a atual governante.

"A Argentina se transformou em uma grande nação no mundo. Foi uma década de grandes transformações e igualdade que a transformaram em um país sem dívidas e reconhecido", assegurou Alak.

Já a ministra argentina de Segurança, Nilda Garré, fez um balanço "muito positivo" destes anos, levando em conta que "começamos com um país sem esperanças e consolidamos a posição da Argentina pós-neoliberal".

"Conquistamos coisas estruturais e estratégicas, sérias, que apontam para outra Argentina, com uma ampliação de direitos e uma inserção mais concreta na América Latina", acrescentou.

Por sua parte, o ministro do Trabalho, Carlos Tomada, declarou que neste tempo "recuperaram a cultura laboral" e "criaram milhões de postos novos, além de conseguir o fortalecimento do piso de proteção social para os argentinos".

Da cerimônia na basílica de Luján participou também a ministra do Desenvolvimento Social, Alicia Kirchner, que lembrou seu irmão, o falecido presidente, que, segundo ela, "está com certeza nos olhando de algum lugar".

"Estes dez anos marcaram um antes e depois na história da Argentina. Foi uma década vencida com trabalho, convicções e amor", destacou Alicia. Com este primeiro ato começaram hoje as celebrações pelas festas pátrias, que neste ano coincidem com os dez anos do kirchnerismo no poder.

Nesta tarde, a presidente argentina irá à emblemática Plaza de Mayo de Buenos Aires, onde se dirigirá aos argentinos que estarão ali para participar dos diferentes atos programados.

Em um grande palco instalado na frente da Casa Rosada, sede presidencial na capital argentina, se apresentarão vários artistas latino-americanos, entre eles Os Paralamas do Sucesso, o grupo mexicano Café Tacuba e o cantor argentino Fito Páez.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade