PUBLICIDADE

América Latina

Furacão Tomas provoca fortes chuvas sobre Haiti

6 nov 2010 - 02h35
(atualizado às 04h08)
Compartilhar

O furacão Tomas segue provocando fortes chuvas sobre Haiti, República Dominicana e Porto Rico, enquanto se desloca pelo arquipélago das Bahamas, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, pela sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Homem carrega criança em rua alagada pela passagem de Tomas pelo Haiti
Homem carrega criança em rua alagada pela passagem de Tomas pelo Haiti
Foto: AP

Em seu boletim das 1h deste sábado (pelo horário de Brasília), o NHC indicou que Tomas avança com ventos de 120 km/h e que há a previsão de que diminuirá de intensidade em menos de 24 horas, até se transformar de novo em tempestade em processo de degradação, conforme for se afastando do Caribe e adentrando o oceano Atlântico.

Durante sua passagem pelo Haiti, as torrenciais chuvas provocadas por Tomas causaram pelo menos cinco mortes, segundo as autoridades, mas a plenitude dos danos só será conhecida no sábado.

Às 1h, o centro de Tomas se encontrava 55 km ao sudeste da ilha Inagua, nas Bahamas, e 245 km ao oeste de Puerto Plata, na República Dominicana. O centro do ciclone estava na latitude 20,8 graus norte e na longitude 72,8 graus oeste, avançando em direção nordeste a 20 km/h.

As previsões do NHC indicam que o olho do furacão passará pelas Bahamas e pelas ilhas Turks e Caicos no fim de semana, para depois avançar em direção a águas abertas do Atlântico.

O NHC alertou que as chuvas de Tomas poderiam causar "inundações repentinas e deslizamentos em terrenos montanhosos", assim como provocar perigosas ondas no litoral do Haiti e no sudeste de Cuba. Está vigente um aviso de furacão para o Haiti, sudeste das Bahamas e ilhas Turks e Caicos.

Além disso, continuar a valer um aviso de tempestade para a província cubana de Guantánamo e para a região central das Bahamas, assim como uma vigilância de tempestade para a costa norte da República Dominicana, desde a fronteira com o Haiti rumo ao leste, até Puerto Plata.

EFE   
Compartilhar
Publicidade