PUBLICIDADE

América Latina

Furacão Tomas perde força e passa a tempestade tropical

6 nov 2010 - 09h24
(atualizado às 10h00)
Compartilhar

O furacão Tomas perdeu força e se transformou em tempestade tropical, ao entrar no Atlântico, informou neste sábado o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. No boletim das 7h (de Brasília), o NHC explicou que Tomas avança com ventos sustentados de até 110 km/h e que seguirá perdendo força entre sábado e domingo.

Na passagem pelo Haiti, as torrenciais chuvas já causaram a morte de ao menos cinco pessoas, segundo as autoridades. O centro de "Tomas" estava às 7h (de Brasília) deste sábado, 50 km ao norte-noroeste da ilha Grande Turca nas Bahamas.

Há aviso de tempestade tropical para o norte da República Dominicana desde a fronteira com o Haiti até ao leste e para o Haiti. O aviso de furacão para o sudeste das Bahamas e Turcas e Caicós foi rebaixado para aviso de tempestade tropical.

Tomas causou na sexta-feira as primeiras inundações no Haiti, um país ainda não recuperado dos estragos do terremoto de 12 de janeiro e que, além disso, enfrenta uma epidemia de cólera. Milhares de pessoas que vivem em acampamentos para os deslocados do terremoto de janeiro na capital deixaram esses locais com o apoio da Direção de Defesa Civil e da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

EFE   
Compartilhar
Publicidade