PUBLICIDADE

América Latina

Furacão Bárbara vira tormenta tropical após deixar 2 mortos no México

29 mai 2013 - 23h16
(atualizado às 23h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O furacão Bárbara se degradou para tempestade tropical pouco depois de tocar o solo em Chiapas, no sudeste do México, nesta quarta-feira à tarde, onde deixou dois mortos em Oaxaca, informou o governo.

"Às 24H00 GMT, Bárbara, o primeiro da temporada de furacões no oceano Pacífico, passou para tormenta tropical, 80 km ao oeste de Tuxtla Gutiérrez e 50 km ao norte de Tonalá (ambas no estado de Chiapas)", anunciou a Comissão Nacional de Água (Conagua).

"Apesar de, atualmente, Bárbara ter diminuído seu índice de periculosidade de forte para moderado", a Conagua pediu à população que "não confie e continue cumprindo as medidas preventivas e atendendo aos alertas da Defesa Civil", ressaltou a nota da Conagua.

Em Chiapas, centenas de pessoas estavam sendo evacuadas das zonas próximas do ponto de entrada de Bárbara, de acordo com um porta-voz da Defesa Civil estadual.

Nesta quarta, Bárbara provocou a morte de duas pessoas no sudeste do México, incluindo um americano que surfava na região, informaram as autoridades.

"Ignorando totalmente a proibição de entrada no mar", um americano de 61 anos do Colorado "foi arrastado pelas ondas e morreu" quando surfava, disse à AFP Manuel Maza, diretor da Defesa Civil do estado de Oaxaca.

O americano morreu em Playa Azul, no município de Salina Cruz, frequentada por surfistas de todo o mundo.

A outra vítima do furacão foi um homem de 27 anos levado pelas águas de um rio em Pinotepa Nacional, município de Oaxaca vizinho ao estado de Guerrero, revelou o prefeito local, Carlos Sarabia.

Os portos mais importantes do estado de Oaxaca estão fechados desde a madrugada de quarta-feira diante da aproximação de Bárbara.

Uma operação de segurança liderada pela Marinha Armada e pela Defesa Civil foi destacada para a área, enquanto que o porto de Acapulco, em Guerrero, registrou inundações de 52 centímetros que arrastaram pelo menos três carros. As aulas foram suspensas no turno da tarde.

O furacão, de categoria I na escala Saffir-Simpson (1 a 5), atingiu a terra às 20h10 GMT (17h10 Brasília) no oeste do município de Tonalá, uma região turística e pesqueira do estado de Chiapas, informou a Comissão Nacional de Águas (Conagua).

Em 2012, a passagem do furacão Carlota por Oaxaca causou a morte de duas meninas e danificou cerca de 25 mil casas.

Em abril deste ano, o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN) disse que a previsão para esta temporada no Pacífico é de 14 fenômenos meteorológicos - seis tempestades tropicais, quatro furacões moderados e quatro furacões intensos -, um número ligeiramente acima da média.

Em relação ao oceano Atlântico, o SMN prevê a formação de 18 fenômenos que podem afetar o território mexicano, o que é considerado "muito superior" à média histórica.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade