PUBLICIDADE

Estados Unidos

Furacão Barbara toca terra e causa duas mortes no sul do México

29 mai 2013 - 19h07
(atualizado às 19h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem de satélite mostra o furacão Barbara se aproximando do sul do México e provocando chuvas e tempestades no Mar do Caribe
Imagem de satélite mostra o furacão Barbara se aproximando do sul do México e provocando chuvas e tempestades no Mar do Caribe
Foto: NOAA / AP

O centro do furacão Barbara, o primeiro da atual temporada na Bacia do Pacífico, tocou terra nesta quarta-feira na cidade mexicana de Tonalá, no estado de Chiapas, e já causou duas mortes. Barbara é primeiro furacão que espreita o México na atual temporada de furações do Pacífico, que começou no último dia 15 de maio e na qual a previsão é que haverá quatro intensos, quatro moderados e seis tempestades tropicais.

Um porta-voz da Defesa Civil do estado de Oaxaca disse à Agência Efe que a vítima tentou atravessar um córrego e foi arrastado pela água na cidade de Pinotepa Nacional. Segundo a agência AFP, um surfista americano que aproveitava as ondas de Playa Azul contra a proibição das autoridades da região também morreu.

O meteorologista Cirilo Bravo disse à Efe que "Barbara" tocou terra às 15h10 locais (18h10 de Brasília) e que as intensas precipitações na região, em alguns casos superiores a 150 litros por metro quadrado, podem prolongar-se por várias horas. O analista do Serviço Meteorológico Nacional (SMN) advertiu que o furacão, com um índice de periculosidade forte, "está introduzindo muita umidade rumo ao território mexicano", principalmente no sul do estado de Veracruz, no de Puebla, ao leste de Oaxaca, em Chiapas e Tabasco.

As atividades escolares foram suspensas pelo menos até amanhã nos municípios em alerta vermelho, enquanto a população deve permanecer em seus domicílios ou abrigos aos quais foram transferidas as pessoas que vivem em áreas de risco.

O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) mantém em "alerta vermelho" (perigo máximo) a maior parte do território dos estados de Oaxaca e Chiapas. Em "alerta laranja" (perigo alto) estão o centro de Oaxaca e o de Chiapas, assim como o ocidente e o sul de Tabasco, e a parte meridional do estado de Veracruz. O furacão se desloca a 17 km/h rumo ao nor-nordeste, acompanhado de ventos de 120 km/h e sequências.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade