PUBLICIDADE

América Latina

Furacão Barbara se forma na costa do México com ventos de até 120 km/h

29 mai 2013 - 15h01
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira que a tempestade tropical Barbara se tornou furacão de categoria 1 ao se aproximar da costa do México. O fenômeno tem ventos de até 120 km/h. Este é o primeiro furacão a se formar no Oceano Atlântico nesta temporada. 

Segundo o centro, o furacão deve produzir entre 101 e 203 mm de chuva nos Estados de Oaxaca e Chiapas nas próximas horas. A instituição alerta para a possibilidade de enchentes e deslizamentos de lama que podem vir a ser letais. Um alerta de furacão foi emitido para a região entre as localidades de Puerto Angel e Barra de Tonala. Outro alerta de tempestade tropical vale para a região entre Barra de Tonala e Boca de Pijijiapan. 

De acordo com a a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), na temporada furacões no Atlântico, que deveria começar em 1º de junho, haverá entre 13 e 20 tempestades tropicais. Delas, entre 7 e 11 poderiam se transformar em furacões (com ventos de mais de 119 km/h) e entre 3 e 6 alcançariam categorias superiores (3,4 ou 5 na escala de Saffir-Simpson, mais de 178 km/h).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade