PUBLICIDADE

América Latina

Frei Betto homenageia mortos em boate ao receber prêmio da Unesco

28 jan 2013 - 19h40
(atualizado às 20h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Frei Betto homenageou nesta segunda-feira os mortos no incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, ao receber em Havana o prêmio Unesco-José Martí 2013. "De modo especial", ele dedicou o prêmio aos mais de 230 jovens mortos no pior incêndio do Rio Grande do Sul, pelos quais pediu um minuto de silêncio.

Mais de 230 pessoas morreram após o incêndio na boate de Santa Maria
Mais de 230 pessoas morreram após o incêndio na boate de Santa Maria
Foto: Fernando Borges / Terra

[VC]Está em Santa Maria? Envie fotos, vídeos e relatos da tragédia
GALERIA DE FOTOS:Veja quem são as vítimas do incêndio em boate de Santa Maria

O Prêmio Internacional Unesco/José Martí, criado em 1994 por iniciativa de Cuba, recompensa as contribuições de organizações ou indivíduos à "união e à integração" da América Latina e do Caribe, baseadas no respeito às "tradições culturais e aos valores humanistas". Durante a cerimônia, Frei Betto pediu também que Deus e os médicos cubanos protejam a saúde do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

"Para mim é uma honra receber este prêmio (e o recebo) na companhia daqueles que antes de mim também receberam o prêmio José Martí. Ao comandante Chávez", disse Frei Betto ao receber o prêmio das mãos da diretora geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), María del Pilar Álvarez.

"Que Deus e os médicos cubanos consigam proteger sua saúde (de Chávez)", acrescentou ele, na abertura de um encontro internacional sobre o "equilíbrio do mundo", em ocasião dos 160 anos do nascimento do herói nacional cubano José Martí, que reúne em Havana 800 participantes de 44 países.

Chávez, de 58 anos, foi submetido em 11 de dezembro em Havana a sua quarta cirurgia contra um câncer diagnosticado em 2011. Ele também homenageou os "cinco heróis (agentes) cubanos" presos "injustamente" nos Estados Unidos desde 1998.

Frei Betto, expoente da Teologia da Libertação, disse à imprensa que "é uma honra receber um prêmio" que leva o nome de Martí, "um intelectual" com quem se identifica, e destacou que o recebeu em nome "de todos aqueles que, na América Latina e no Caribe, lutam pela paz, pela justiça e pelos direitos humanos".

María del Pilar Álvarez destacou que o brasileiro foi premiado "por seu trabalho como educador, escritor e teólogo" e por "sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão e por sua promoção da cultura da paz e dos direitos humanos".

Betto lembrou que o líder cubano Fidel Castro o apresentou a obra de Martí, quando fez suas primeiras viagens à ilha na década de 1980.

INCÊNDIO EM SANTA MARIA

Entenda detalhes de como aconteceu a tragédia em Santa Maria, na região central do RS, que chocou o País e o mundo e como era a Boate Kiss por dentro

Incêndio na Boate Kiss

Um incêndio de grandes proporções deixou mais de 230 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo iniciou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile e foi até a cidade, onde se reuniu com o governador Tarso Genro e parentes dos mortos.

 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade