PUBLICIDADE

América Latina

Francisco recebe prêmio por apresentar programa de TV na Argentina

Jorge Bergoglio foi agraciado com um prêmio Martín Fierro por um programa da TV católica

5 ago 2013 - 19h37
(atualizado às 19h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Papa acena para fieis durante a reza do Ângelus
Papa acena para fieis durante a reza do Ângelus
Foto: EFE

O papa Francisco recebeu um dos principais prêmios da televisão argentina por seu trabalho como apresentador em um programa religioso e estará presente nesta segunda-feira na cerimônia de entrega por meio de uma mensagem gravada.

Jorge Bergoglio foi agraciado com um prêmio Martín Fierro por seu trabalho de apresentador nos 32 programas "Biblia, diálogo vigente", transmitido no ano passado todos os sábados pelo Canal 21, propriedade do Arcebispado de Buenos Aires.

"Se nota que fizeram um bom trabalho", disse Francisco a seus antigos companheiros do canal antes de gravar a saudação, com o prêmio em mãos, que será vista durante a transmissão da festa de gala da entrega anual dos prêmios Martín Fierro, que será realizado no Teatro Colón, de Buenos Aires.

O diretor-geral do Canal 21, Julio Rimoldi, foi o encarregado de entregar ao papa no Vaticano a estatueta do Martín Fierro, o mítico gaúcho que dá nome ao prêmio que normalmente é dedicado a grandes atores do país.

Há algumas semanas se rumorejava que os organizadores do evento, a Associação de Jornalistas de Radiodifusão e Televisão da Argentina, desejavam premiar o sumo pontífice. "Ele já imaginava", assegurou Rimoldi, que trabalhou durante 22 anos junto a quem então era o arcebispo de Buenos Aires e cardeal primaz da Argentina.

A decisão de conceder um Martín Fierro a Francisco não foi bem recebida pela atriz e apresentadora Susana Giménez, diva da televisão argentina e frequente vencedora deste prêmio, que o considerou "uma falta de respeito" com o santo padre.

No entanto, Rimoldi não o vê como um agravo à figura de Francisco "porque o prêmio é para o programa, não para o papa", opinou.

O Papa já esteve presente na televisão argentina neste domingo por meio de uma carta que a atriz e apresentadora Mirtha Legrand leu no retorno à televisão de seu tradicional ciclo de almoços com figuras públicas. Legrand tinha enviado uma carta ao papa para convidá-lo ao primeiro programa desta temporada, à qual o sumo pontífice respondeu com uma mensagem na qual recusou o convite, mas lembrou clássicos do cinema argentino protagonizados pela veterana atriz.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade