PUBLICIDADE

América Latina

Forte tremor de 5,7 graus atinge o litoral do Peru

3 jan 2010 - 19h58
(atualizado às 20h05)
Compartilhar

Um forte tremor de 5,7 graus na escala Richter atingiu, neste domingo, boa parte do litoral do Peru. Até o momento, não há registro de vítimas, nem danos materiais.

O tremor de terra foi registrado às 15h39 no horário local (18h39 em Brasília) e a uma profundidade de 104 km, informou o Instituto Geofísico do Peru (IGP), organismo estatal que não detalhou ainda o epicentro do sismo.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou, em seu site, que o tremor teve seu epicentro a 75 km ao noroeste da cidade de Huaraz, na região de Ancash.

O abalo foi sentido com uma intensidade de 4 graus na escala modificada de Mercalli nas cidades de Lima, Huaraz (385 km ao nordeste de Lima), assim como as localidades de Chosica, Cañete, Chimbote e de 3 graus nesta mesma escala, segundo o informativo preliminar do IGP.

O tremor causou alarme em cidades costeiras do norte como Chiclayo, Trujillo e Chimbote, assim como em Lima, informou a agência estatal Andina. Este é o terceiro tremor em 2010.

O litoral do Peru foi devastado em agosto de 2007 por um terremoto de 7,9 graus Richter que deixou 595 mortos, mais de 300 desaparecidos e 75 mil imóveis destruídos. O país está situado geograficamente em uma região denominada Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, onde são registrados 85% da atividade sísmica mundial.

EFE   
Compartilhar
Publicidade