PUBLICIDADE

América Latina

Forte terremoto atinge novamente a região norte do Chile

Terremoto de 8,2 graus de magnitude atingiu a mesma região na noite de terça-feira; alerta de tsunami foi emitido novamente, e a presidente Michelle Bachelet precisou ser evacuada

3 abr 2014 - 00h01
(atualizado às 06h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Moradores de Iquique deixam as suas casas logo após o terremoto nessa quarta-feira
Moradores de Iquique deixam as suas casas logo após o terremoto nessa quarta-feira
Foto: AP

Um dia depois de ser atingido por um terremoto de 8,2 graus de magnitude, seguido por várias réplicas e que gerou alerta de tsunami e deixou ao menos seis mortos, o norte do Chile voltou a sentir um forte tremor nesta quarta-feira, desta vez de 7,6 graus.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (SHOA) decretou inicialmente um alerta de tsunami para toda a extensa costa chilena, o que provocou o início do processo de evacuação - nessa área, a população é orientada a deixar suas casas para se dirigir a zonas mais altas. Às 2h, o ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, indicou que o órgão retirou o alerta de tsunami no país. "As pessoas podem retornar tranquilamente para suas casas", disse o ministro.

A presidente Michelle Bachelet foi imediatamente evacuada. Ela estava hospedada em um local a apenas 40 metros da praia na cidade de Arica, e por isso foi rapidamente deslocada para um lugar seguro, de acordo com informações da rádio Bio Bío.

Pouco depois, Bachelet se dirigiu até a sede do Escritório Nacional de Emergência do Chile (Onemi) em Arica para monitorar a situação. A mandatária viajou para a região nessa quarta para conferir os danos causados pelo forte tremor de terça-feira.

Segundo o SHOA, há um Estado de preocupação por um tsunami menor", e são esperadas variações no nível do mar inferiores a um metro de altura. Ricardo Toro, diretor do Onemi, pediu para que a população dirija-se a zonas de segurança a pé.

A Marinha do vizinho Peru também chegou a lançar um alerta de tsunami para o sul do país, decretando a evacuação imediata da região. O alarme foi cancelado nas primeiras horas da madrugada.

Terremoto tem intensidade e localidade revisadas

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), entidade que monitora a atividade sísmica no mundo, o terremoto aconteceu a uma profundidade de 40 quilômetros. A intensidade foi revisada duas vezes pelo órgão: inicialmente, o tremor fora registrado com 7,4 graus de magnitude, passando em seguida para 7,8 graus, até ser finalmente fixado em 7,6 graus.

O epicentro do terremoto ocorreu a apenas 19 quilômetros ao sul de Iquique, e foi registrado às 23h43 do horário local (mesmo de Brasília). Até o momento não há informações sobre possíveis danos ou feridos.

Para efeito de comparação, o maior tremor a atingir a região na terça-feira foi de 8,2 graus de magnitude, com uma profundidade de 20,1 quilômetros. Mais de 30 réplicas foram registradas, muitas delas acima de 5 graus.

Com informações do Terra Chile

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade