PUBLICIDADE

América Latina

Explosão na Argentina deixa 6 mortos e dezenas de feridos

6 ago 2013 - 11h07
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Bombeiros trabalham para apagar o fogo após a explosão no edifício de Rosário
Bombeiros trabalham para apagar o fogo após a explosão no edifício de Rosário
Foto: AP

Pelo menos seis pessoas morreram e 58 ficaram feridas nesta terça-feira em uma forte explosão causada por vazamento de gás, que deixou em ruínas um prédio no centro de Rosario e estremeceu a terceira maior cidade argentina.

"São seis os mortos e, pelo menos, 58 os feridos com gravidades diferentes. Há pessoas desaparecidas. Estamos tentando resgatar todos os que possam estar entre os escombros", disse ao canal Todo Noticias Miguel Cappiello, ministro da Saúde da província de Santa Fe, onde está situada Rosario, a 310 km ao norte de Buenos Aires.

Entre os feridos há pelo menos uma criança que sofreu traumatismo craniano, acrescentou o ministro. "Isso é impressionante, nunca vi algo assim em Rosario, me lembra as imagens da AMIA", disse Germán Martínez, 40 anos, funcionário de um escritório vizinho, referindo-se ao atentado que destruiu a associação judaica argentina em Buenos Aires em 1994.

Martínez disse que a explosão do edifício de dez andares foi ouvida e sentida a centenas de metros. "Me dá arrepios, parece uma guerra, não estamos acostumados com isso aqui", disse comovido, ao contar que as janelas dos prédios ficaram estilhaçadas com o efeito da onda expansiva.

O incidente aconteceu por volta das 9h15 locais (mesmo horário em Brasília), e o forte estrondo pôde ser ouvido a mais de 40 quarteirões de distância, segundo testemunhas.

"O edifício ficou completamente destruído, sobretudo a parte de trás, que desabou", declarou à agência EFE Jesús Molina, morador de um prédio que fica a duas quadras do local da explosão. "A estrutura continua de pé, mas há risco de desabamento, por isso as pessoas nos arredores estão sendo evacuadas por precaução", acrescentou.

O tremor causado pela explosão causou danos também em edifícios próximos e encheu de pedaços de vidro a região. Os bombeiros já conseguiram apagar um incêndio ocorrido no térreo do prédio e no primeiro andar, e buscavam por pessoas sob os escombros.

Com informações das agências EFE e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade