PUBLICIDADE

Morte de Hugo Chávez

Filha de Raúl Castro compara morte de Chávez com a de Che Guevara

6 mar 2013 - 21h28
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente cubano Fidel Castro faz saudação durante a execução do hino nacional em sua primeira visita à Venezuela durante o governo Chávez, em 26 de outubro de 2000
Presidente cubano Fidel Castro faz saudação durante a execução do hino nacional em sua primeira visita à Venezuela durante o governo Chávez, em 26 de outubro de 2000
Foto: AFP

A deputada Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, comparou nesta quarta-feira a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com a do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara (1928-1967). "Chávez realmente é um grande exemplo para as novas gerações. Eu o relaciono com a profunda dor que sentiu o povo de Cuba com o desaparecimento físico de Ernesto Che Guevara", afirmou Mariela ao canal interestatal Telesur, com sede em Caracas.

"Eu era uma menina, mas sempre, sempre a estamos vivendo como uma perda presente, mas também como uma inspiração para o futuro e isso é o que começa a acontecer (com Chávez)", considerou a deputada.Em 2011, o líder cubano, Fidel Castro, foi quem recomendou a Chávez que fizesse uma revisão de saúde depois de reclamar de fortes dores que o incomodavam há tempos.

O presidente venezuelano tratou a maior parte de sua doença em Havana, a última delas no último dia 11 de dezembro. "Amanhã em todo nosso país, o povo cubano fará uma grande demonstração de seu amor profundo, seu respeito e sua admiração por esse presidente valente", considerou Mariela Castro.

Desde a chegada de Chávez ao poder, Venezuela e Cuba mantêm estreitas relações políticas e econômicas, que concretizam-se com o envio de Caracas a Havana de 100 mil barris diários de petróleo em troca de equipes médicas, educativas e esportivas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade