PUBLICIDADE

América Latina

Fidel diz que Chávez "está muito melhor" e "se recuperando"

4 fev 2013 - 12h28
(atualizado às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que está em Cuba desde que se submeteu em dezembro do ano passado a uma cirurgia contra um câncer, "está muito melhor" e "se recuperando", segundo afirmou no domingo o ex-governante de Cuba Fidel Castro, segundo informou hoje a imprensa oficial da ilha.

Fidel fez aparição pública nas eleições cubanas
Fidel fez aparição pública nas eleições cubanas
Foto: Reuters

"Está muito melhor, se recuperando. Foi uma luta forte, mas está melhorando. Temos que curá-lo. Chávez é muito importante para seu país e para a América Latina", disse Fidel Castro ontem após votar nas eleições para a Assembleia Nacional.

O líder da revolução cubana acrescentou que tem notícias de Chávez "todos os dias". Fidel Castro, 86 anos, reapareceu em público neste domingo no colégio de Havana onde costumava votar antes de adoecer e delegar, em 2006, o poder ao seu irmão Raúl, atual presidente cubano.

O jornal estatal cubano Granma publicou hoje informações mais extensas do que a divulgada ontem sobre as declarações de Fidel. O cubano ressaltou a importância que segundo sua opinião Chávez tem para a América Latina e o comparou com líderes como Simón Bolívar e José Martí.

"Bolívar, mas também Martí e Chávez, foram muito importantes para a América Latina", afirmou Fidel Castro, para quem Chávez é "um dos maiores artífices" da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), cuja presidência temporária Cuba acabou de receber.

Hugo Chávez, 58 anos, permanece em Havana desde 11 de dezembro de 2012, quando se submeteu a uma quarta operação contra um câncer detectado em junho de 2011.

Segundo o Granma, Fidel Castro conversou durante uma hora e meia com jornalistas e com cubanos que se reuniram no colégio eleitoral onde o ex-mandatário votou. O líder da revolução cubana falou de vários assuntos, como as eleições para o Parlamento e assembleia provinciais da ilha.

"Aqui as eleições não são como nos Estados Unidos, onde apenas vota uma minoria. Não podemos deixar que isso ocorra nunca, porque aqui manda o povo", disse.

Além disso, Fidel falou sobre as reformas que seu irmão Raúl está realizando para modernizar a economia de Cuba: "É necessário trabalhar e seguir aperfeiçoando o país, é um dever atualizar o modelo socialista cubano, modernizá-lo mas sem cometer erros".

De acordo com o Granma, quando um jornalista pediu uma mensagem para os jovens, Fidel Castro respondeu: "Só diga a eles que tenho muita inveja".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade