PUBLICIDADE

América Latina

Fidel comemora aniversário com Maduro e Morales na véspera da viagem de Kerry

13 ago 2015 - 23h29
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, comemorou nesta quinta-feira seu 89º aniversário acompanhado por seus aliados da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Evo Morales, que viajaram a Havana um dia antes da visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry.

Neste ano o aniversário de Fidel - retirado do poder desde 2006 - ganhou transcendência por coincidir com a véspera da histórica visita de Kerry, o primeiro-secretário de Estado americano que viaja à ilha em 70 anos, onde liderará a cerimônia formal de reabertura da embaixada dos EUA.

O próprio Fidel publicou no dia de seu aniversário um artigo onde, sem mencionar expressamente a nova era de relações com EUA, lembrou que esse país deve indenizações milionárias a Cuba pelos danos causados por sua política contra a ilha.

"Devem a Cuba indenizações equivalentes a danos que chegam a vários milhões de dólares como denunciou nosso país com argumentos e dados irrefutáveis ao longo de seus discursos nas Nações Unidas", escreveu o líder da Revolução cubana, em artigo divulgado pela imprensa oficial cubana.

No texto, intitulado "A realidade e os sonhos", Fidel Castro afirma que Cuba não deixará nunca de "lutar pela paz e pelo bem-estar de todos os seres humanos, com independência da cor da pele e do país de origem de cada habitante do planeta".

O aniversário desse ano ganhou contornos midiático também por conta da visita a Cuba do presidente da Bolívia, Evo Morales, que já em Havana recebeu a visita surpresa do próprio Fidel e do venezuelano Nicolás Maduro no hotel onde está alojado, segundo informou a agência de notícias estatal boliviana "ABI", que inclusive divulgou fotos do encontro.

Castro e Maduro chegaram em uma van ao hotel La Laguna, onde Morales está hospedado.

"Para a Bolívia, todo o carinho do mundo e minha admiração", disse Fidel, segundo a agência boliviana.

Em Cuba alguns meios de comunicação oficiais como o site "Cubadebate" e a televisão estatal também publicaram informação sobre o encontro com fotos.

Além disso, Morales disse à imprensa que conversou durante cinco horas com Fidel e Maduro.

"Fidel Castro segue tão lúcido e tão sábio como sempre", declarou Morales, que chegou na noite de ontem à ilha para acompanhar o líder cubano hoje em seu aniversário, e aproveitou para entregar um donativo de 50 laptops à escola primária Estado Plurinacional da Bolívia, em Havana.

Desde segunda-feira foram realizadas em Cuba diversos homenagens a Fidel Castro por seu aniversário, com atos em todo o país como shows, exposições, debates e apresentações de livros.

Como parte dessas celebrações, 400 integrantes da União de Jovens Comunistas (UJC) acamparam na noite desta quarta-feira nos arredores de Birán, o sítio transformado em museu onde Fidel Castro nasceu em 13 de agosto de 1926, na província de Holguín.

Ao mesmo tempo em Havana centenas de pessoas se reuniram na Tribuna Anti-imperialista José Martí, localizada no antigo estacionamento da embaixada americana, no Malecón havanês; para esperar com música a chegada da meia-noite, hora na qual deram vivas a Castro e à revolução cubana.

"Este é um dia de festa para todos os cubanos", disse à Agência Efe Yamilka de la Nuez, uma jovem mãe havanesa que classificou o aniversário de Fidel como uma data que "desde que tenho uso de razão nós celebramos de alguma maneira".

Sobre a reabertura da embaixada americana após 54 anos de inimizade, Yamilka declarou que "é um momento histórico e tenho certeza que o comandante está festejando conosco".

"O aniversário do comandante é um dia especial, lhe desejamos muitas felicidades", completou Anel, uma jovem de 20 anos que disse estar muito emocionada também pelo hasteamento da bandeira dos Estados Unidos, ato que assistirá amanhã junto com seus colegas de trabalho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade