PUBLICIDADE

América Latina

Fidel Castro inaugura escola em Havana

11 abr 2013 - 11h25
Compartilhar

O ex-presidente cubano Fidel Castro inaugurou nesta semana em Havana um "complexo educacional" construído por iniciativa sua e durante duas horas conversou com estudantes, professores e construtores da obra, informaram nesta quinta-feira os veículos de imprensa oficiais.

Os veículos cubanos publicaram várias fotos desse ato público de Castro, de 86 anos e retirado do poder desde 2006, que aparece nessas imagens com sua já habitual camisa de quadros e jaqueta esportiva, dialogando com as crianças, sorridente e com bom aspecto geral.

Trata-se da terceira aparição pública do veterano líder da revolução cubana neste ano, depois que foi pessoalmente votar em um colégio de Havana durante as eleições gerais de fevereiro, e nesse mesmo mês assistiu a uma sessão da Assembleia Nacional.

A imprensa cubana detalha hoje que o novo complexo educacional inaugurado por Castro na terça-feira passada fica em Playa, distrito da capital cubana e foi "construído em apenas 11 meses por iniciativa de Fidel".

O centro, que inclui espaços de aula e instalações esportivas, leva o nome da falecida Vilma Espín, combatente da revolução e esposa do presidente cubano Raúl Castro, que sucedeu o irmão Fidel no governo da ilha.

Em sua conversa com os professores, alunos e moradores do lugar, Fidel Castro ressaltou que os construtores da obra "contaram desde o início com o apoio incondicional dos combatentes e trabalhadores civis da Direção de Segurança Pessoal".

Além disso, abordou diversos temas de atualidade internacional como a mudança climática, as armas de destruição em massa, a crise econômica e o alto preço do combustível.

Castro, que reapareceu esporadicamente em atos públicos nos últimos anos desde que uma doença intestinal o levou a abandonar a Presidência, foi acompanhado na terça-feira por outros membros do governo, como os vice-presidentes Ramiro Valdés e Lázara Mercedes López, e o ministro do Interior, Abelardo Colomé.

O ex-presidente cubano, que na semana passada retomou ainda a publicação dos artigos que levam o título "Reflexões" após uma pausa de mais de seis meses, participou também de um momento cultural durante a inauguração.

O jornal "Granma" divulgou que, após a apresentação de vários músicos, o próprio Fidel Castro "convidou os presentes a escutar a canção 'El regreso de un amigo'" do cantor cubano Raúl Torres e dedicada ao presidente Hugo Chávez após sua morte em 5 de março.

EFE   
Compartilhar
Publicidade