PUBLICIDADE

América Latina

Felinos e ursos artistas de circo procuram dono na Argentina

2 jun 2010 - 19h57
(atualizado às 20h55)
Compartilhar

Quinze felinos e dois ursos, atrações do circo "Las Vegas" da Argentina, procuram um lugar para morar depois de serem doados pelos donos do espetáculo, encurralados pela legislação que proíbe o trabalho com animais, disse esta quarta-feira uma associação protetora. Os 12 tigres, três leões e dois ursos, que estão enjaulados em um prédio particular, onde são alimentados pelos donos do circo, comoveram os vizinhos de Bell Ville, uma localidade com pouco mais de 33 mil habitantes da província de Córdoba (centro).

"Os animais não foram abandonados. O que aconteceu é que os donos não podiam transferi-los a seu novo destino porque a legislação proibia o uso de animais em espetáculos públicos e por isso entraram em contato conosco para doá-los", disse Mary Pita, da sociedade protetora dos animais Lorenzo Moroni. "O bom desta situação é que provavelmente os animais terão no futuro uma vida melhor e é comovente a avalanche de respostas, em especial via internet, de zoológicos, ONGs e sites de recuperação de animais, dispostos a recebê-los", revelou a mulher.

A associação entrou em contato com a Direção Nacional de Fauna do governo federal para decidir quais lugares são mais adequados para transferir os animais. Pita informou que se trata de uma situação inédita nos 26 anos de existência da sociedade protetora e destacou que serviu não apenas para ratificar a solidariedade das pessoas, mas por em evidência o tráfico de animais.

"Também descobrimos que há um submundo, um grande mercado negro de animais selvagens e por isso interveio a polícia, que chamou os donos do circo para ver se tinham a documentação exigida", informou. Os proprietários dos felinos e dos ursos tiveram que ratificar sua vontade de doá-los e demonstrar que todos eles tinham microchip de odentificação que é obrigatório, de acordo com a legislação.

Pita comemorou porque os donos do circo afirmaram que é cada vez mais difícil encontrar locais para trabalhar com os animais. Na Argentina há pelo menos cinco circos em turnê com animais selvagens, segundo a Direção da Fauna.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade