PUBLICIDADE

Mundo

Favorito cai em pesquisas no México após protestos

29 mai 2012 - 19h23
(atualizado às 20h43)
Compartilhar

O candidato favorito na eleição presidencial mexicana de 1º de julho, Enrique Peña Nieto, registrou seu pior índice de intenções de voto desde o início da campanha, após ser alvo de protestos estudantis, segundo pesquisa divulga na terça-feira pelo instituto Consulta Mitofsky.

Manifestante mascarado segura bandeira do México durante protesto contra o candidato Enrique Peña Nieto
Manifestante mascarado segura bandeira do México durante protesto contra o candidato Enrique Peña Nieto
Foto: AP

Peña Nieto, no entanto, mantém uma ampla vantagem, com 35,6% das menções, perda de 2,3 pontos percentuais em relação à semana passada. O esquerdista Andrés Manuel López Obrador aparece pela segunda semana consecutiva na vice-liderança, passando de 20,5 para 21,7%.

A governista Josefina Vázquez Mota oscilou de 20,1 para 20,4%. Ainda há 20% de indecisos. A margem de erro da pesquisa, feita entre os dias 25 e 27 de maio, é de 3,1 pontos percentuais.

Peña Nieto é o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), que dominou a política mexicana durante 71 anos, até 2000, período marcado por corrupção e autoritarismo. Críticos veem nele um candidato artificial, moldado por marqueteiros e impulsionado pela influente rede de TV Televisa.

Recentemente, Peña Nieto tem sido alvo de protestos estudantis. Em outro golpe contra o seu partido, a Justiça norte-americana apreendeu há poucos dias os bens do ex-governador priista Tomás Yarrington, do Estado de Tamaulipas (norte), acusado de receber subornos de traficantes.

O PRI suspendeu no fim de semana os direitos de Yarrington como membro do partido, à espera do resultado das investigações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade