PUBLICIDADE

Mundo

Favorito amplia vantagem em pesquisa eleitoral mexicana

24 abr 2012 - 19h59
Compartilhar

O candidato Enrique Peña Nieto, do Partido Revolucionário Institucional (PRI, oposição) ampliou sua vantagem numa nova pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial mexicana de 1o de julho, divulgada na terça-feira.

Peña Nieto oscilou de 40,2 para 40,1 por cento das intenções de voto desde 17 de abril, mas sua rival Josefina Vázquez Mota, do Partido Ação Nacional (PAN, governista) caiu de 22,6 para 21,5 por cento.

Após uma prolongada disputa interna, a candidata governista ainda precisa superar divisões no PAN, além de sofrer os efeitos da insatisfação popular com o governo do presidente Felipe Calderón, principalmente por causa da violência associada ao narcotráfico.

Em terceiro lugar nas pesquisas, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador vem tirando votos de Vázquez Mota. O carismático líder, derrotado na última eleição presidencial por estreita margem, passou de 17,3 para 17,8 por cento das intenções de voto na nova pesquisa.

Ele tenta reconquistar eleitores que o apoiaram na eleição de 2006, mas que discordaram do prolongado protesto que ele liderou depois da derrota, causando transtornos na capital do país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade