PUBLICIDADE

América Latina

Farc reconhecem 'coincidências' com governo colombiano sobre questão agrária

23 jan 2013 - 16h04
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

A guerrilha das Farc reconheceu nesta quarta-feira "felizes coincidências" com o governo da Colômbia sobre a questão agrária, um dos temas discutidos nas negociações de paz em Havana, em cartas enviadas a Venezuela e Chile, países que acompanham o processo.

"Encontramos felizes coincidências com o governo, em nossos pontos de vista sobre a situação de miséria gerada em nosso país pela injusta estrutura agrária", declarou a guerrilha em uma carta entregue a Milenko Skoknic, delegado do governo chileno.

As Farc reconheceram que "é uma preocupação de nossos interlocutores encontrar soluções para acabar com a guerra que padecemos".

Nas negociações de paz, iniciadas em 19 de novembro em Havana, Cuba e Noruega atuam como garantias, enquanto Chile e Venezuela acompanham o andamento das discussões.

A carta a Skoknic foi publicada no blog da delegação das Farc (pazfarc-ep.blogspot.com) acompanhada de outra enviada ao embaixador venezuelano, Roy Chaderton.

No texto, os insurgentes ressaltam seu "afeto carregado com o desejo de melhoria, bem-estar e saúde para o presidente Hugo Rafael Chávez Frías", que se recupera em Havana há mais de um mês de sua quarta cirurgia de câncer.

"Nossa visão sobre o problema da tendência e uso da terra na Colômbia, a definição de seu atual caráter nocivo que gera a miséria e violência, foram defendidas ante os delegados do governo do presidente Juan Manuel Santos", explicaram os guerrilheiros a Chaderton.

Neste sentido, ressaltaram "que existem coincidências diagnósticas na hora de indicar este fator como causa do confronto que sangra o nosso país e que precisa ser superado".

A questão agrária é o tema central das negociações de paz, pois está diretamente ligado aos outros quatro pontos -drogas ilícitas, participação política, abandono das armas e reparação às vítimas- da agenda de diálogo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade