PUBLICIDADE

América Latina

Farc propõem substituir Câmara dos Deputados por Câmara Territorial

20 jun 2013 - 18h40
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha colombiana Farc propôs nesta quinta-feira que a Câmara de Deputados da Colômbia seja substituída por uma "Câmara Territorial" com mais participação das regiões, como parte de um pacote de dez propostas sobre sua participação política após o eventual acordo de paz com o governo.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do presidente Juan Manuel Santos estão negociando desde novembro em Cuba um acordo de paz que permita acabar com quase meio século de conflito armado.

Na atual Câmara colombiana, os parlamentares são eleitos representando departamentos (Estados). No sistema proposto pelas Farc, "garante-se a participação de pelo menos três representantes por departamento, bem como de comunidades camponesas, indígenas e afrodescendentes", disse Jesús Santrich, integrante da equipe negociadora, lendo um comunicado à imprensa.

Não ficou claro em que consistiria a mudança, pois no atual Congresso já existe representação indígena e afrodescendente. Ele tampouco explicou se a proposta incluiria o Senado.

A guerrilha marxista, criada na década de 1960, anunciou na quarta-feira dez propostas "mínimas" para garantir sua participação na política, o que inclui a eleição direta de chefes de organismos de controle, como o procurador-geral, o controlador-geral e o defensor do povo. Atualmente, esses cargos são preenchidos pelo Congresso, com base em listas tríplices.

Santrich mencionou também o tema dos meios de comunicação no país sul-americano e afirmou que a proposta da guerrilha inclui expedir "regulamentações para garantir uma produção de informação e comunicação transparente, equilibrada e veraz".

Em maio, o governo e as Farc alcançaram um acordo no tema agrícola, primeiro de uma agenda de cinco pontos que inclui o narcotráfico, o fim do conflito, a indenização às vítimas da violência e a negociação sobre a participação política, que começou neste mês.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade