PUBLICIDADE

América Latina

Farc propõe reconverter exército e polícia em forças de paz

5 jul 2013 - 11h58
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha das Farc propôs nesta sexta-feira que, uma vez alcançado um acordo para o fim de um conflito armado na Colômbia, o exército e a polícia sejam reconvertidos em "uma força para a construção da paz", e seu orçamento seja cortado.

Com o fim do conflito armado de quase meio século, "serão geradas as condições para realizar o mais amplo debate nacional (...) acerca da necessária reconversão das Forças Militares e da Polícia Nacional em uma força para a construção da paz", disse o grupo rebelde em um comunicado lido à imprensa pela guerrilheira Victoria Sandino.

"Os atuais desenhos institucionais em matéria de segurança e defesa e de gasto público respondem às doutrinas da 'segurança nacional' e da 'guerra contrainsurgente', próprias dos tempos da 'guerra fria'", acrescentou.

Esta reconversão deve ser feita a partir "do mais amplo debate nacional, com garantias de participação cidadã, social", disseram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Isso "inclui a reorganização de recursos de orçamento, em proporção equivalente à redução gradual e programada do gasto militar até alcançar os níveis médios de Nossa América".

Os recursos provenientes do corte serão destinados ao "financiamento prioritário dos direitos sociais da população, em especial da habitação, do trabalho digno, da saúde e da educação", disse a guerrilha.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade