PUBLICIDADE

América Latina

Farc propõe plano nacional para fim do conflito na Colômbia

6 out 2015 - 12h59
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

As Farc propuseram a criação de um "plano nacional" para o fim do conflito e a "reconciliação" na Colômbia, uma das dez "propostas mínimas" que a guerrilha apresentou nesta terça-feira com o objetivo de garantir a "construção de uma paz estável e duradoura" no país.

Este plano proposto pelo grupo insurgente faz parte de uma série de "iniciativas" relacionadas ao fim do conflito, que incluem também a formação de um "fundo nacional" e a definição de "territórios especiais" para a paz.

Em comunicado lido em Havana pela insurgente "Victoria Sandino", os negociadores das Farc assinalaram que estas dez propostas abrangem todos os pontos abordados nas negociações, entendido pelos guerrilheiros como "um processo integral e simultâneo".

As medidas também incluem a "formalização jurídica das reformas e os ajustes institucionais" necessários para a nova etapa, a transformação das Farc em "movimento político", a redefinição da política de segurança do Estado e o "desmonte" de "estruturas criminosas de contra-insurgência".

Além disso, propuseram o "esclarecimento" e o desarmamento do paramilitarismo como uma "contribuição à verdade histórica e pela garantia de não repetição", além da implementação de garantias de segurança para o movimento político em que as Farc se transformarão, o cessar-fogo bilateral e o abandono definitivo das armas.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) retomaram na sexta-feira as negociações de paz com o governo da Colômbia em Havana, sede permanente dos diálogos desde novembro de 2012.

Fontes ligadas ao governo confirmaram à imprensa que chegaram à capital cubana os membros da subcomissão técnica para o fim de conflito, composta por altos comandantes militares de ambas as partes, que trabalharão hoje e amanhã no plano de desmine, estipulado em março e que já foi iniciado na região colombiana de Antioquia, no noroeste da Colômbia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade