PUBLICIDADE

América Latina

Farc dizem estar 'preocupadas' com tensões entre Venezuela e Colômbia

2 jun 2013 - 13h46
(atualizado às 14h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha comunista das Farc, que trava negociações de paz com o governo colombiano, disse neste sábado estar "muito preocupada" com as recentes tensões entre Colômbia e Venezuela, país que atua como acompanhante dos diálogos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) fizeram a declaração em sua página na internet dizendo estar "muito preocupadas com as consequências de eventos que afetam sem dúvida alguma a extraordinária atmosfera de paz que nós conseguimos construir".

As negociações entre as autoridades colombianas e a guerrilha marxista foram retomadas há seis meses em Cuba, país que é, junto com a Noruega, um dos fiadores do processo de paz. Venezuela e Chile têm um status de acompanhante no processo.

Há uma semana, as duas partes anunciaram ter chegado a um acordo sobre a questão da reforma agrária, uma das origens do conflito colombiano, que já dura quase meio século. Em represália à visita feita pelo opositor venezuelano Henrique Capriles a Bogotá, Caracas anunciou nesta semana a possibilidade de revisar seu papel nas negociações de paz.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que venceu Capriles por uma pequena margem de vantagem em eleições impugnadas pelo opositor, denunciou ter sido "apunhalado pelas costas" pela Colômbia. No entanto, Juan Manuel Santos, presidente colombiano, garantiu que era "insensato" pensar que a Colômbia queira desestabilizar a Venezuela.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade