PUBLICIDADE

América Latina

Farc pedem que governo colombiano inicie diálogo de paz com ELN

2 jul 2013 - 14h04
Compartilhar

O grupo guerrilheiro Farc pediu nesta terça-feira ao governo da Colômbia que comece um diálogo de paz com o Exército da Libertação Nacional (ELN), um dia depois de ambas organizações afirmarem que seus líderes fizeram uma rara reunião para buscar unidade, a fim de acabar com o longo conflito armado interno.

Pablo Catatumbo, um dos membros da equipe negociadora das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no diálogo mantido com o governo, afirmou que a negociação com o ELN não deve ser necessariamente na mesma mesa.

"Quando falamos de incorporar, estamos falando de incorporá-los (ELN) ao diálogo e que façam parte das negociações", disse ele antes do começo de uma nova rodada de reuniões mantidas desde novembro em Cuba.

As Farc mantêm em Cuba a primeira negociação de paz em uma década com o interesse de chegar a acordos que acabem com um conflito armado que deixou mais de 100 mil mortos e mais de quatro milhões de desabrigados.

"Já a decisão de se é esta mesa ou é uma mesa separada cabe aos comandantes do ELN e do governo", apontou.

(Reportagem de Nelson Acosta)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade