PUBLICIDADE

América Latina

Farc parabenizam Fidel Castro e destacam sua "solidariedade" na luta pela paz

13 ago 2013 - 12h55
(atualizado às 13h16)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia (Farc) parabenizaram o ex-presidente cubano Fidel Castro pelo 87ª aniversário e destacaram sua "solidariedade" com o povo da Colômbia "na luta pela paz com justiça social".

"Como revolucionários bolivarianos e latino-americanos, vemos no senhor e em seu povo um exemplo que inspira nossa luta e acrescenta nossa moral de combate", indicaram as Farc em comunicado assinado por seu Secretariado e datado hoje nas "montanhas da Colômbia".

As Farc avaliam que Cuba os acolheu "como irmãos" para as negociações de paz que o governo colombiano e a guerrilha estão realizando em Havana.

"Pela paz da Colômbia estamos combatendo, apreciado Comandante, seguindo suas doutrinas, nesta batalha das ideias pela democracia verdadeira, a justiça social e a soberania nacional", dizem as Farc em sua mensagem ao líder cubano.

"Conte com nossa modesta contribuição na luta pela integração dos povos da Nossa América, pela defesa da Revolução Cubana e pela paz mundial", agregam.

As Farc e o Governo colombiano iniciaram em novembro em Havana um diálogo que já contou com 12 rodadas, a última concluída no sábado passado com avaços no tema da participação política da guerrilha depois da paz.

O tema da participação política é o segundo dos seis que constam na agenda geral pactada para as conversas e implica na incorporação da guerrilha ao sistema democrático.

As negociações serão retomadas em 19 de agosto.

Este é o oitavo aniversário de Fidel Castro desde que uma doença intestinal o levou a deixar a Presidência em 2006. Desde então, o ex-líder só aparece esporadicamente em atos públicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade