PUBLICIDADE

América Latina

Farc oferece libertar militar americano capturado em junho

19 jul 2013 - 23h04
(atualizado às 23h18)
Compartilhar

A guerrilha comunista Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou que capturou um militar americano em 20 de junho passado no país e ofereceu libertá-lo como "um gesto" dentro do processo de paz que avança com o governo - de acordo com comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"No dia 20 de junho de 2013, no município do Retorno, departamento do Guaviare (sul), foi capturado o soldado americano Kevin Scott Sutay (...) Tomamos a decisão política de libertá-lo como um gesto dentro do ambiente das negociações" de paz com o governo do presidente Juan Manuel Santos, informou o texto publicado na página www.farc-ep.co.

Para a libertação do militar americano, as Farc solicitaram que seja formada uma missão humanitária integrada pela ex-senadora liberal Piedad Córdoba e pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Segundo a guerrilha, essa captura "deixa clara a ativa participação no terreno de militares e mercenários americanos em operações contra a insurgência, que aparecem sob o eufemismo de terceirizados".

O comunicado foi assinado pelo secretariado (cúpula) das Farc, neste 19 de julho.

As Farc, a guerrilha mais antiga da América Latina que conta atualmente com cerca de 8.000 combatentes, trava desde novembro de 2012 um diálogo de paz para pôr fim ao conflito interno da Colômbia. Para que o processo de paz fosse instalado, a guerrilha renunciou, no início de 2012, ao sequestro extorsivo de civis.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade