PUBLICIDADE

América Latina

Farc nega apoio à reeleição do presidente colombiano

22 mai 2013 - 12h10
(atualizado às 12h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha das Farc negou nesta quarta-feira que apoia a reeleição do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, com quem mantém negociações de paz em Havana, e afirmou que negociará com qualquer presidente que procure acabar com o conflito armado.

"Alguns meios de comunicação, não de má-fé, talvez por má interpretação ou falta de comunicação, disseram que apoiaríamos a candidatura presidencial de Juan Manuel Santos. Mas não, o que temos dito é que o presidente está no direito de se candidatar", declarou Andres Paris, membro da delegação de negociação das Farc.

"Estamos dispostos a nos entender com qualquer presidente que queira levar adiante o processo de paz", disse Paris, acrescentando que "a coisa mais importante é que haja continuidade do processo de paz" iniciado há seis meses.

Santos admitiu que pretende disputar um novo mandato, mas descartou a possibilidade de, por hora, formalizar o lançamento de sua candidatura à reeleição em 2014.

Paris falou à imprensa antes de a sessão de negociações de paz com a delegação do governo colombiano começar no Palácio de Convenções de Havana.

Neste nono ciclo de conversas, que terminará no domingo, ambos os lados tentam fechar a questão agrária, o primeiro dos cinco pontos da agenda, antes de abordar o segundo ponto, a participação política da guerrilha.

Os outros temas abordados são drogas ilícitas, a entrega das armas e as vítimas do conflito.

Nos próximos dias as duas delegações de negociações devem receber as conclusões de um fórum sobre a participação política realizado em Bogotá, entre 28 e 30 de abril, sob os auspícios da Universidade Nacional e do escritório da ONU na Colômbia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade