PUBLICIDADE

América Latina

Farc garantem que não sairão da negociação até assinar a paz

O governo colombiano e o grupo buscam há dois anos um acordo que permita colocar fim a mais de meio século de conflito armado

23 nov 2014 - 19h07
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As Farc insistem que &quot;est&atilde;o comprometidas a fundo, sem vacila&ccedil;&otilde;es e sem entorses, com a busca da paz para a Col&ocirc;mbia&quot;</p>
As Farc insistem que "estão comprometidas a fundo, sem vacilações e sem entorses, com a busca da paz para a Colômbia"
Foto: BBC Mundo / Copyright

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) asseguraram, em mensagem a um congresso realizado em Cuba, que não deixarão a mesa de negociações até conseguir um "pacto político e social" com o governo colombiano que permita a assinatura de um acordo de paz.

"De nossa parte, não nos levantaremos da mesa de conversas até que alcancemos com o governo colombiano o pacto político e social que conduza à paz duradoura com justiça social", assinala a mensagem entregue aos participantes da 16ª Jornada Notarial Ibero-Americana, segundo a Caracol Radio.

As Farc insistem que "estão comprometidas a fundo, sem vacilações e sem entorses, com a busca da paz para a Colômbia". Também reiteram que é necessária uma cessação bilateral do fogo para criar "um clima de confiança mútua que permita na maior brevidade o pacto de paz para a Colômbia".

O governo colombiano e as Farc buscam há dois anos em Havana um acordo de paz que permita colocar fim a mais de meio século de conflito armado interno.

Nestes anos de negociações, as partes chegaram a acordos preliminares em três dos cinco pontos da agenda que têm a ver com assuntos referentes a terras e desenvolvimento rural, participação política e drogas e cultivos ilícitos.

Apesar desses avanços, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ordenou na semana passada a suspensão dos diálogos por conta do sequestro do general Rubén Darío Alzate, outros três militares e um civil.

O governo colombiano disse que seus negociadores de paz retornarão a Havana para retomar os diálogos com as Farc uma vez que se concretize a libertação do general e dos outros quatro sequestrados.

Santos escreveu no sábado em sua conta no Twitter que já recebeu as coordenadas está "dando instruções para facilitar libertação na próxima semana".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade