PUBLICIDADE

América Latina

Farc: exército colombiano tenta resgatar militar na fronteira com Brasil

9 ago 2013 - 22h46
(atualizado às 22h48)
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) denunciaram nesta sexta-feira que o Exército colombiano tenta resgatar o militar americano reformado Kevin Scott Sutay, sequestrado em junho passado no departamento de Guaviare, na fronteira com o Brasil.

Segundo as Farc, que negociam a paz com o governo colombiano, há um incremento das operações "em todo o departamento de Guaviare (...) visando o resgate pela via militar". A guerrilha afirma que a decisão é "desumana e irresponsável, e coloca em risco a vida do prisioneiro".

"Apelamos ao governo para que evite um desenlace lamentável, como já ocorreu em ocasiões precedentes", acrescenta o comunicado divulgado no site da guerrilha (www.farc-ep.co). Sutay foi sequestrado pelas Farc no dia 20 de junho passado, no povoado de El Retiro, em Guaviare.

As Farc se comprometeram em 2012 a não sequestrar mais civis, em uma decisão unilateral prévia ao início das negociações de paz, iniciadas em novembro passado, em Havana.

A guerrilha já comunicou sua "decisão de entregar o prisioneiro a uma comissão que transmita confiança", e exige a presença da ex-senadora Piedad Córdoba, algo negado pelo governo do presidente Juan Manuel Santos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade