PUBLICIDADE

América Latina

Farc espera acordo com governo sobre questão agrária no domingo

25 mai 2013 - 13h40
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha colombiana das Farc disse neste sábado que espera chegar a um acordo no domingo, no primeiro tópico da agenda sobre o tema agrário, o que seria um passo histórico nas conversações de paz que mantém com o governo da Colômbia para encerrar um conflito armado interno de meio século.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do presidente Juan Manuel Santos iniciaram há seis meses as primeiras negociações de paz em uma década, em um processo cheio de críticas, acusações mútuas e ameaças de abandonar as conversas.

Ambos os lados estão programados para fechar no domingo o ciclo de diálogo que ocorre em Cuba desde novembro.

O processo, no entanto, segue uma agenda de cinco pontos que, além da questão da terra, inclui o envolvimento dos guerrilheiros na política, a luta contra o tráfico de drogas, o fim do conflito e a indenização das vítimas.

"Sim, é claro, deve terminar amanhã. Há possibilidades e se apresentará um documento conjunto, original, assinado por ambas as partes", disse a jornalistas Andres Paris, um dos membros da equipe de negociação das Farc, referindo-se à questão da terra. "Nós todos estamos fazendo o esforço que isso ocorra assim", disse ele.

Paris observou, entretanto, que não poderia dizer se já se passaria para o segundo tema na agenda, mas afirmou que "se supõe que ao chegar a um acordo (sobre o tema agrário), se tratará de outro problema".

Apesar dos obstáculos nas negociações, os dois lados mantiveram um otimismo moderado e argumentam que o saldo após seis meses de negociações é "positivo". O conflito causou mais de 100 mil mortes e impede o desenvolvimento econômico do país.

Um possível acordo no domingo sobre a questão do desenvolvimento agrário integral daria sinais de solução para uma das razões pelas quais as Farc surgiram como um exército camponês reivindicando acesso e redistribuição de terras.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade