PUBLICIDADE

América Latina

Farc desejam 'sucesso' à Celac e prometem esforço pela paz

28 jan 2013 - 17h10
(atualizado às 17h19)
Compartilhar
Exibir comentários

A guerrilha colombiana das Farc desejou "sucesso" à cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) no Chile e prometeu fazer todos os esforços para alcançar um acordo de paz com o governo de Bogotá, em mensagem divulgada esta segunda-feira em Havana. "A delegação de paz das Farc, que está em Havana, Cuba, os saúda, desejando-lhes sucesso em seus trabalhos, dirigidos a aprofundar a unidade dos países latino-americanos, principal conquista de nossas nações", declarou o grupo guerrilheiro em um comunicado.

Imagem divulgada pela presidência do Chile mostra Piñera oferecendo um brinde no jantar de abertura da cúpula
Imagem divulgada pela presidência do Chile mostra Piñera oferecendo um brinde no jantar de abertura da cúpula
Foto: EFE

A guerrilha comunista disse que "perante esta cúpula assumimos o compromisso de fazer todos os esforços para alcançar um acordo digno, que dê ao povo colombiano paz com justiça social". "O apoio que vocês deram na criação da Celac foi o impulso determinante para que o governo colombiano e as Farc abrissem a Mesa de Conversações de paz de Havana", em 19 de novembro, acrescentou.

Além disso, as Farc expressaram a esperança de que os governantes latino-americanos acompanhem "de forma permanente a Mesa de Conversações de Paz de Havana". As negociações de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) buscam por um fim a um conflito armado de quase meio século.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade