PUBLICIDADE

América Latina

Explosões em escritórios de Bogotá deixam 8 pessoas feridas

De acordo com a polícia, os ataques foram dirigidos especificamente contra os escritórios do fundo de pensões Porvir

2 jul 2015 - 20h14
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Ataques foram realizados em escritórios do fundo de pensões Porvir em Bogotá
Ataques foram realizados em escritórios do fundo de pensões Porvir em Bogotá
Foto: Leonardo Muñoz / Efe

Pelo menos oito pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira pela explosão de dois artefatos em escritórios do fundo de pensões Porvir em Bogotá, informaram fontes oficiais.

A primeira detonação aconteceu em um escritório situado no centro financeiro de Bogotá, na tradicional rua 72, onde sete pessoas foram feridas, nenhuma delas com gravidade, segundo informou o secretário de Saúde de Bogotá, Mauricio Bustamante.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Um pacote suspeito foi detectado por integrantes da segurança do estabelecimento, após uma ligação anônima para advertir de sua presença, que imediatamente começaram a retirar as pessoas do prédio.

Até o local se deslocaram várias ambulâncias e veículos de bombeiros, enquanto centenas de pessoas se aglomeravam nos arredores.

Testemunhas disseram à Agência Efe que a explosão fez tremer os vidros dos edifícios vizinhos.

Os bombeiros de Bogotá informaram, por sua parte, de uma segunda detonação em outra agência da Porvir na área industrial de Puente Aranda, onde uma pessoa ficou ferida.

Evidências estão sendo coletadas para determinar a autoria dos ataques
Evidências estão sendo coletadas para determinar a autoria dos ataques
Foto: Leonardo Muñoz / Efe

Nesse caso, os criminosos deixaram uma valise com explosivos e posteriormente ligaram para anunciar que tinham deixado uma bomba, o que permitiu a evacuação do escritório.

Apesar disso, uma pessoa sofreu um traumatismo cranioencefálico e teve que ser transferida ao hospital.

O comandante da polícia de Bogotá, general Humberto Guatibonza, assinalou que "está claro" que foram ataques dirigidos contra a Porvir, razão pela qual ordenou a evacuação das demais agências desta entidade na capital colombiana.

Além disso, as autoridades instalaram um posto de comando unificado no bairro de Chapinero e as autoridades da capital convocaram um conselho extraordinário de segurança.

O general Guatibonza explicou que estão sendo coletadas provas para determinar a autoria dos ataques, apesar de ainda não haver indícios da autoria do atentado.

Por sua vez, o candidato do Partido Liberal à prefeitura de Bogotá, Rafael Pardo, um dos primeiros a chegar ao local da explosão no coração financeiro, disse à imprensa que "não se pode minimizar neste momento uma ameaça das Farc" e pediu precauções.

Pardo advertiu que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) tinham anunciado recentemente que alguns de seus integrantes se encontravam em Bogotá supostamente para cometer ataques terroristas, razão pela qual as autoridades disseram que a cidade estava "blindada".

Filho lança livro e fala da relação com Pablo Escobar:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade