PUBLICIDADE

América Latina

Ex-presidente peruano Fujimori está otimista com possível indulto

1 jun 2013 - 17h22
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori, que está preso por violação dos direitos humanos, mostrou-se otimista com a concessão de um possível indulto humanitário pelo governo, de acordo com uma gravação divulgada no sábado por uma rádio local.

Na gravação, a primeira enviada por Fujimori a um meio de comunicação desde que foi condenado em 2009 a 25 anos de prisão, o ex-presidente assegurou que cumpriu todos os requisitos para receber o indulto.

"Em relação aos requisitos, só resta dizer que foram totalmente cumpridos. Portanto há plenas razões para pensar que a decisão será positiva", disse Fujimori no áudio denominado "Ao final do túnel".

A gravação foi divulgada no momento em que a Comissão de Graças Presidenciais já havia entregado um informe ao Ministério da Justiça sobre a concessão do indulto humanitário a Fujimori.

O presidente Ollanta Humala recebeu em outubro do ano passado um pedido dos filhos de Fujimori para perdoar o ex-presidente por razões humanitárias, possibilidade que abriu uma forte polêmica e dividiu o país.

Fujimori foi condenado em 2009 como autor do assassinato de 25 pessoas no momento em que o Peru era assolado pela guerrilha Sendero Luminoso. O ex-presidente, que governou o país entre 1990 e 2000, está em uma prisão de Lima desde 2007, quando foi extraditado do Chile a pedido da justiça peruana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade