PUBLICIDADE

América Latina

Ex-presidente mexicano Vicente Fox quer plantar maconha

Fox argumentou que com a legalização da maconha 'os grandes perdedores serão os criminosos'

5 jun 2013 - 21h40
(atualizado às 21h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente Vicente Fox defendeu nesta quarta-feira que o México se transforme em um grande exportador mundial de maconha, para acabar com os cartéis de narcotraficantes. "Assim que for legítimo e legal, claro que como agricultor quero fazê-lo", disse o ex-presidente conservador do Partido Ação Nacional (PAN), em entrevista a jornalistas no município de San Francisco del Rincón, estado de Guanajuato.

Fox argumentou que com a legalização da maconha "os grandes perdedores serão os criminosos", já que o dinheiro que a droga produz passará de 'chefões' como Joaquín 'Chapo' Guzmán, o traficante mais procurado por México e Estados Unidos, para empresários, industriais e o governo.

"O México deve se tornar um produtor autorizado e exportar maconha para onde já é legalizada", disse Fox, que faz parte do grupo de ex-presidentes latino-americanos, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, que defendem a legalização da droga como forma de combater o tráfico e obter recursos para uma ação social.

Segundo Fox, o México deve seguir o caminho dos Estados Unidos, onde 14 Estados já permitem a produção e a comercialização da droga para fins terapêuticos.

Com um controle adequado e regulamentação, a maconha pode ser perfeitamente uma indústria legal e operativa que amplie a arrecadação de impostos para destiná-los à educação e a outras áreas sociais, disse Fox.

"O gravíssimo problema do país de violência, crime e drogas se resolve com a legalização, pois tentar resolvê-lo com a repressão ou a violência apenas gera mais violência", concluiu Fox.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade