PUBLICIDADE

América Latina

Peru: preso, Fujimori é internado por crise de hipertensão

Fujimori sofre de hipertensão arterial, e foi operado cinco vezes nos últimos anos para remover uma recorrente lesão cancerígena na língua

25 abr 2015 - 15h21
(atualizado às 16h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Alberto Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos por violação aos direitos humanos durante o seu governo,
Alberto Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos por violação aos direitos humanos durante o seu governo,
Foto: Enrique Castro-Mendivil / Reuters

Alberto Fujimori, o ex-presidente peruano que cumpre pena de prisão, foi internado de emergência em uma clínica local por uma crise de hipertensão, informou o seu médico neste sábado (25) à AFP.

Siga o Terra Notícias no Twitter

"À meia-noite foi constatado que o ex-presidente apresentava um quadro de pressão arterial instável, com dormência nas pernas e, com maior preocupação, no lado esquerdo, motivo pelo qual decidiu-se interná-lo em uma clínica de emergência", disse o médico Alejandro Aguinaga.

O traslado do ex-presidente (1990-2000) da base policial no distrito de Ate (leste), onde ele está preso, até o hospital foi realizado obedecendo rigorosas medidas de segurança. Na clínica, o seu quadro de saúde foi estabilizado e estão sendo realizado uma série de exames para descartar problemas neurológicos, disse Aguinaga, que também é congressista do Força Popular, partido de Fujimori.

Fujimori, de 76 anos, sofre de hipertensão arterial, e foi operado cinco vezes nos últimos anos para remover uma recorrente lesão cancerígena na língua. Em junho de 2013, os quatro filhos de Fujimori pediram um indulto presidencial devido a seu delicado estado de saúde, o que foi negado pelo presidente Ollanta Humala.

Humala baseou sua decisão em um relatório médico que indicava que Fujimori não reunia as condições de gravidade para receber o indulto presidencial.

Fujimori cumpre desde 2007 uma condenação de 25 anos de prisão por violação aos direitos humanos durante o seu governo, que lutava contra o grupo guerrilheiro Sendero Luminoso.

Peruanos conservadores marcham contra aborto e casamento gay:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade