PUBLICIDADE

América Latina

Ex-presidente Bachelet deve liderar primárias no Chile

30 jun 2013 - 09h37
Compartilhar

A ex-presidente do Chile Michelle Bachelet deve ser escolhida no domingo como candidata da oposição para a eleição presidencial de novembro, a aposta mais segura da centro-esquerda para retornar ao poder no país que é o principal produtor de cobre do mundo.

As pesquisas dão à médica de 61 anos uma cômoda vantagem nas eleições primárias sobre a coalizão Nova Maioria, cujas principais forças governaram o Chile por duas décadas após o fim da ditadura militar de Augusto Pinochet, em 1990.

Seu adversário nas eleições presidenciais de 17 de novembro será decidido também no domingo, em uma primária entre dois candidatos experientes da direita: o ex-ministro da Economia, Pablo Longueira, e o ex-ministro da Defesa, Andrés Allamand.

É a primeira vez que os chilenos elegem os candidatos através de eleições primárias, após a reforma do sistema eleitoral que também eliminou o voto obrigatório.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade