PUBLICIDADE

América Latina

Ex-padre que pediu mudanças na Igreja se casa com homem

O ex-padre argentino que havia escrito duas cartas ao Papa em defesa dos homossexuais se casou nesta sexta-feira com outro homem

7 mar 2014 - 20h27
(atualizado às 20h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ex-padre argentino, que enviou duas cartas ao Papa em defesa dos homossexuais, casou-se nesta sexta-feira com outro homem, em Buenos Aires.

Andrés Gioeni, de 41 anos, casou-se com Luis Larocci, da mesma idade. 

Aos 18 anos, o ex-padre realizou uma mudança radical em sua vida, deixando sua namorada, abandonando a carreira de medicina e entrando para o seminário. Anos depois, revelou sua orientação sexual e deixou a batina.

A saída ocorreu repentinamente, há 14 anos, depois de ser promovido a diretor do Instituto de Catequese da província de Mendonza pelo arcebispo local.

"Atrevo-me a tornar-me porta-voz de um grande grupo de pessoas, a comunidade homossexual, e simplesmente, com humildade, peço encarecidamente que incentive, estimule, promova e acompanhe um maior aprofundamento na teoria moral sexual sobre a experiência da pessoa homossexual", escreveu o então padre em uma de suas cartas a Francisco.

Depois de deixar o sacerdócio, Gioeni teve várias profissões, como garçom em um bar gay, estudante de teatro, modelo, e estampou a capa de uma revista voltada para o público homossexual.

A Argentina tornou-se, em 2010, o primeiro país da América Latina a legalizar o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade