PUBLICIDADE

América Latina

Ex-funcionário da CIA detido no Panamá volta para os EUA

19 jul 2013 - 15h40
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-chefe da unidade da CIA em Milão Robert Seldon Lady, que foi condenado na Itália pelo sequestro de um clérigo muçulmano egípcio e foi recentemente preso no Panamá, está voltando para os Estados Unidos, disse um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano nesta sexta-feira.

"É do meu entendimento que ele está de fato a caminho ou de volta aos Estados Unidos", disse Marie Harf, porta-voz do Departamento de Estado.

Ela disse que não tinha mais detalhes sobre se Seldon Lady seria interrogado por autoridades norte-americanas ou se os Estados Unidos iriam cooperar com a Itália sobre este caso.

A principal corte da Itália confirmou no ano passado um veredicto de condenação contra Seldon Lady pelo sequestro de Hassan Mustafa Osama Nasr, que foi capturado em uma rua de Milão em 2003 e levado ao Egito para interrogatório, em que ele disse que foi torturado.

Seldon Lady está entre os 23 norte-americanos condenados à revelia pelo sequestro do clérigo por um juiz italiano, em 2009, e recebeu uma pena de nove anos de prisão.

Ele disse ao jornal Il Giornale, em 2009, que não era culpado e que estava cumprindo ordens de seus superiores. A CIA se recusou a comentar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade