PUBLICIDADE

Mundo

Ex-ditador panamenho passa por check-up antes da extradição

10 dez 2011 - 15h50
(atualizado às 16h09)
Compartilhar

O ex-ditador panamenho, Manuel Antonio Noriega, passou satisfatoriamente por uma última bateria de exames de saúde, antes de ser extraditado, no domingo, da França para seu país, informou à AFP seu advogado Julio Berríos. "Às sete horas da manhã de domingo as autoridades francesas vão entregá-lo a policiais panamenhos, no aeroporto de Orly (Paris)" para iniciar "imediatamente" a viagem de volta ao Panamá.

"Ele (Noriega) passou pelo último check-up e recebeu autorização para viajar, embora tenha que ficar atento à pressão arterial, disse Berríos. A chancelaria panamenha confirmou, em comunicado posterior, que Noriega "está em condições de viajar" e reiterou que sua extradição "será feita na manhã de 11 de dezembro".

Noriega será trasladado de Paris num avião da companhia espanhola Iberia, com escala em Madri. Chegará ao Panamá às 20h30, hora de Brasília.

Em seu país, deverá cumprir outras três condenações de 20 anos pelo desaparecimento de opositores. Homem forte do Panamá, entre 1983 e 1989, Noriega, de 77 anos, está na penitenciária de La Santé desde abril de 2010, quando foi extraditado pelos Estados Unidos, onde esteve preso por tráfico de drogas. Na França, tinha um processo por lavagem de dinheiro.

O presidente do Panamá, Ricardo Martinelli, afirmou na sexta-feira passada que Noriega vai "direto para a cadeia", embora possa solicitar a prisão domiciliar, permitida para os que tenham mais de 70 anos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade