PUBLICIDADE

América Latina

Ex-ditador argentino Videla é enterrado em cemitério privado

28 mai 2013 - 16h04
(atualizado às 17h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-ditador argentino Jorge Rafael Videla foi enterrado na quinta-feira passada em um cemitério da periferia de Buenos Aires, informou nesta terça o site do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Videla morreu no dia 17 de maio em uma prisão onde cumpria uma pena de prisão perpétua. "Videla foi sepultado no cemitério Memorial de Pilar (45 km a noroeste de Buenos Aires) no dia 23 de maio", indicou o portal Infojus, do poder judiciário.

O enterro foi realizado "no mesmo dia em que foi retirado (pela família) do necrotério judicial", onde foi praticada uma necropsia depois de sua morte no banheiro da prisão.

O Infojus cita como fonte da informação o Juizado Federal 3 do distrito de Morón (a oeste da capital), que realizou a necropsia para determinar em que condições o ex-ditador (1976-1981) faleceu.

Videla morreu aos 87 anos em uma prisão civil onde cumpria duas condenações à prisão perpétua e outra a 50 anos, por crimes contra a Humanidade, desaparecimentos, execuções, torturas e roubo de bebês, que eram filhos presos políticos.

Dias antes de sua morte, o ex-ditador havia comparecido em uma audiência de outro julgamento pela Operação Condor de coordenação das repressões na América Latina.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade