PUBLICIDADE

América Latina

Evo Morales cancela visita a Chávez por falta de tempo

15 dez 2012 - 18h46
(atualizado em 16/12/2012 às 09h46)
Compartilhar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado que "por razões de tempo" não viajou a Havana para visitar seu colega venezuelano, Hugo Chávez, que se recupera de uma complexa operação, e se mostrou convencido que o líder bolivariano vencerá "esta batalha pela vida".

"Por razões de tempo não pudemos ir, mas a qualquer momento estaremos lá para expressar-lhe diretamente nossa solidariedade, nosso apoio", afirmou Morales em uma entrevista ao canal "Telesur".

Morales chegou na madrugada de hoje a Caracas para participar de uma reunião da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba) e solidarizar-se com Chávez.

A rede de televisão estatal venezuelana "VTV" havia informado hoje que Morales tinha chegado a Caracas procedente de Cuba após, supostamente, visitar Chávez.

O líder boliviano, que ontem tinha informado que viajaria para Cuba para visitar seu colega e amigo, reconheceu que sentiu "preocupação" quando falou com o vice da Venezuela, Nicolás Maduro, e conheceu alguns detalhes do estado de saúde do governante.

Morales, que hoje participará em Caracas do ato do oitavo aniversário da Alba junto com o ex-presidente hondurenho Manuel Zelaya, entre outros, definiu Chávez como seu "irmão mais velho", um "companheiro de lutas" e um líder "muito solidário" pela integração latino-americana.

Chávez se recupera de sua quarta intervenção cirúrgica em Havana pela recidiva do câncer que lhe foi detectado em meados de 2011, segundo um comunicado divulgado ontem pelo Governo venezuelano em Caracas.

O ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, indicou ontem que Chávez, que já se comunicou com seus familiares, cumpre "satisfatoriamente o protocolo pós-operatório" e que a hemorragia ocorrida durante a operação foi contida de "forma oportuna".

EFE   
Compartilhar
Publicidade