PUBLICIDADE

América Latina

EUA negam ter suspendido vistos a venezuelanos em retaliação

19 jul 2013 - 14h07
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos desmentiu nesta sexta-feira as informações de que cancelou os vistos de entrada de altos funcionários da Venezuela em retaliação ao caso Edward Snowden, mas admitiu que o secretário de Estado, John Kerry, conversou sobre o fugitivo com o chanceler venezuelano, Elías Jaua.

Kerry ligou na semana passada para Jaua e falou sobre a oferta de asilo da Venezuela ao ex-técnico da CIA, revelou hoje à agência EFE um porta-voz do Departamento de Estado que pediu anonimato.

No entanto, os EUA não suspenderam os vistos de entrada no país de altos funcionários do governo venezuelano nem de alguns empresários, nem ameaçou suspender a venda de gasolina e derivados do petróleo ao país caribenho, publicou na quinta-feira no jornal espanhol ABC.

"O secretário de Estado não fez nenhuma referência em sua conversa com o ministro das Relações Exteriores Jaua sobre qual seria nossa reação caso a Venezuela concedesse o exílio para Snowden", acrescentou a fonte.

Ainda de acordo com o porta-voz, Kerry se limitou a expressar a Jaua "que Snowden é acusado de crimes graves e deveria ser devolvido aos Estados Unidos para enfrentar essas acusações caso chegasse a entrar em jurisdição venezuelana".

De acordo com a informação do ABC, a ligação telefônica aconteceu no dia 12 de julho, horas depois que Snowden publicou um comunicado em que aceitava o asilo político oferecido pela Venezuela.

A conversa é a primeira de que se tem notícia entre Kerry e Jaua desde que eles se reuniram na Guatemala em 6 de junho, na Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Na ocasião, ambos anunciaram a abertura de um novo canal de comunicação com o objetivo de avançar na normalização das relações bilaterais, fragilizadas desde 2010, quando os dois países ficaram sem embaixadores.

A ligação também é a segunda divulgada de um membro do alto escalão do governo americano a um latino-americano relacionada ao caso Snowden. A primeira foi a do vice-presidente Joe Biden ao presidente equatoriano Rafael Correa.

Após essa conversa, Correa informou que o governo não poderia conceder asilo a Snowden, porque o ex-funcionário da CIA "não está em território equatoriano".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade