PUBLICIDADE

América Latina

EUA emitem alerta de tsunami para Chile, Equador, Peru e Havaí

16 set 2015 - 22h11
Compartilhar
Exibir comentários

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos (PTWC, na sigla em inglês) emitiu nesta quarta-feira um alerta de tsunami para ondas de mais de três metros no Chile, após um terremoto de 8,4 graus na escala Richter.

Além disso, ondas de até um metro podem impactar os litorais do Equador e do Peru. O PTWC estendeu o alerta ao estado do Havaí, para o qual ainda tenta determinar a altura das ondas causadas pelo tremor do Chile.

"Baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado com o terremoto, e pode causar a destruição em regiões litorâneas distantes do epicentro", explicou o órgão, que calculou que espera que as ondas cheguem ao Havaí às 3h locais de quinta-feira (9h em Brasília).

O PTWC recomendou que as agências governamentais tomem medidas para informar a população sobre o risco do aumento do nível do mar. As ondas de até um metro podem atingir também México, Japão, Havaí, Rússia e partes da América Central e Oceania.

O Centro Nacional de Sismologia da Universidad de Chile elevou para 8,4 graus a magnitude do sismo, que foi sentido às 19h54 locais (mesmo horário de Brasília), com epicentro localizado a 46 quilômetros ao oeste da cidade de Canela e a 15,7 quilômetros de profundidade.

Depois do tremor, ocorreram pelo menos 20 réplicas, algumas de magnitude 6 graus na escala Richter.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade