PUBLICIDADE

América Latina

EUA classificam como "animador" acordo entre Colômbia e Farc

26 mai 2013 - 21h10
(atualizado às 21h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo dos Estados Unidos expressou, através de seu embaixador em Bogotá, Michael McKinley, sua satisfação pelo primeiro acordo sobre terras conseguido entre o Governo da Colômbia e as Farc, ao qualificar este avanço de "encorajador".

"É um avanço animador que essas negociações levem ao fim do conflito na Colômbia", disse o diplomata no aeroporto militar de Catam, justo quando chegava o vice-presidente americano, Joseph Biden, para uma visita oficial a Bogotá que começa amanhã.

"Os Estados Unidos e a comunidade internacional apoiaram esse processo e esperamos que seja o primeiro de muitos avanços que levem ao fim do conflito na Colômbia", acrescentou McKinley, ao assegurar que o acordo agrário obtido em Havana após seis meses de negociações "é indicador da importância" desse processo de paz.

A visita de Biden à Colômbia coincide com o primeiro resultado das negociações entre o governo do país e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), iniciadas em novembro passado em Cuba.

Após anunciar hoje um acordo sobre a terra, o problema que originou o conflito armado interno na Colômbia, os negociadores devem agora avançar nos outros quatro pontos da agenda: participação política, vítimas, deposição das armas e implementação dos acordos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade