PUBLICIDADE

América Latina

Esteban Lazo é eleito novo presidente do Parlamento cubano

24 fev 2013 - 16h04
(atualizado às 17h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Esteban Lazo Hernández (dir.) foi eleito neste domingo presidente da Assembleia Nacional da ilha
Esteban Lazo Hernández (dir.) foi eleito neste domingo presidente da Assembleia Nacional da ilha
Foto: EFE

Esteban Lazo Hernández, até agora um dos vice-presidentes do Conselho de Estado de Cuba, foi eleito neste domingo presidente da Assembleia Nacional da ilha (Parlamento unicameral), substituindo Ricardo Alarcón, que ocupou esse posto durante 20 anos, informou a imprensa oficial.

Lazo Hernández, 69 anos, é um dos homens fortes do Partido Comunista de Cuba (PCC, único) e membro da seleta cúpula política da organização e de seu Secretariado, onde se encarrega da área ideológica.

Fidel reaparece ao lado do irmão no parlamento cubano:

Sua designação aconteceu na sessão da Assembleia Nacional de Cuba, que hoje mesmo deve ratificar Raúl Castro como presidente do país.

Os deputados da Assembleia cubana reelegeram, ainda, Ana María Mari Machado como vice-presidente do Parlamento e a Miriam Brito como secretária, cargos para os quais foram eleitas no mandato passado.

Assim, a Assembleia Nacional de Cuba confirma o substituo em sua Presidência e Esteban Lazo se torna o sexto presidente da história da instituição.

Lazo substitui o importante dirigente Ricardo Alarcón, que presidiu a Assembleia cubana desde 1993 e que agora se dedicará à campanha pela libertação dos cinco agentes cubanos condenados por espionagem nos Estados Unidos, segundo disse recentemente.

Esteban Lazo, nascido em Jovellanos em 26 de fevereiro de 1944 em uma família camponesa extremamente pobre, é um dos políticos negros que chegaram mais alto até hoje na direção do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade